Ecoparceiros é um projecto escolar que foca a sua intervenção na Sensibilização e consciencialização social ecológica da actual sociedade de consumo e que pretende fazer formação na área da Educação Cívica nomeadamente nas temáticas do Ambiente e da Sustentabilidade planetária. Este plano de tarbalho centra as suas intervenções, respectivamente, no âmbito da acção/formação para as alterações dos comportamentos sociais perante os problemas ambientais e da tomada de consciência para as implicações do ciclo de vida dos produtos e da sua redução, reutilização e reciclagem. Pretendendo intervir assertivamente na política dos 4R’s, nos sistemas de recolha e na sua eficiência, no consumo sugere possíveis alternativas ecoeficientes de reutilização e valorização de resíduos do quotidiano doméstico. Nesta odisseia, será analisada a forma como «o uso ambientalmente ineficiente de recursos, associado à atitude consumista da sociedade em que vivemos, leva a um grave problema de produção de resíduos». E neste contexto realça que o conceito de cidadania significa em grande medida ‘fazer a cidade’ e que a condição do cidadão é ser actuante/participativo, evitando a indiferença absoluta em relação a muitas questões que o rodeiam.
Outro aspecto importante é o desenvolvimento da capacidade em cada ecoparceiro de transformar a informação facultada em conhecimento, característica decisiva na sociedade da informação em que vivemos. Deste ponto de vista, a educação cívica também será dirigida para a partilha e para a comunicação enquanto elemento estruturante de uma sociedade mais harmoniosa e dialogante, mais capacitada para a diferença e de a assumir como algo de positivo.
Na prossecução da sua actividade, o projecto EcoESMGA tem, então, como objectivo primordial o sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade educativa em geral, no esforço global da reciclagem e da valorização dos resíduos urbanos. Para isso, integra uma componente didáctica e informativa, complementada com uma vertente mais dinâmica e interventiva, onde se pretende criar hábitos de encaminhamento deste tipo de resíduos através de uma acção de recolha de resíduos nãos elementos da ESMGA e nas suas respectivas famílias.
Eco-esmga
Joana Almeida